Heat Wave – Richard Castle (Resenha)

Tudo começa com uma morte. Suicídio, assassinato, o que importa é a visita da velhinha com a foice. Sem ela a vida dos detetives de homicídios fica vazia e sem sentido. Então, é nesse clima de morte e crime no ar (além de uma forte onda de calor) que conhecemos Nikki Heat. Ela é a detetive chefe do departamento de homicídios em Nova York e se depara com um caso para lá de complicado: o grande magnata Matthew Starr foi jogado da janela do seu apartamento, no sexto andar de um conceituado prédio. Para complicar ainda mais a situação Nikki é obrigada a passar por toda a investigação do crime seguida por um famoso jornalista que desperta nela uma mistura de sentimentos que a confundem e surpreendem.

O livro se desenrola então no processo de investigação do crime e acompanhamos de perto todos os detalhes do caso. Conhecemos as pessoas próximas à vítima, entramos em seu mundo e descabelamos junto com Nikki quando as pistas parecem não levar a lugar nenhum, mas que no fim jogam na nossa cara que a resposta era óbvia desde o começo. Se não for assim, não é romance policial.

Richard Castle conseguiu construir uma personagem muito rica que, por mais que passe por situações muito adversas do nosso cotidiano, permite que nos relacionemos com seus sentimentos e angústias. Nikki é assombrada pelo seu passado, que a fez conhecer a instabilidade da vida muito nova, de modo a alterar de vez seu curso e a maneira como ela enxerga o mundo. Ela aprendeu de um jeito traumático que em um piscar de olhos (ou em uma caminhada até a mercearia mais próxima) tudo pode mudar.

É com essa firmeza e sobriedade que ela encara os desafios de seu trabalho e mexe todas as cartas que tem na sua mão (e na dos outros também) para levar justiça à aqueles que foram injustiçados e respostas às famílias que passam muito tempo as procurando.

Heat Wave é um romance policial que, como seus irmãos do gênero, nos prende do começo ao fim e nos provam, mais uma vez, que por mais que nossa teoria seja infalível a solução do mistério sempre será diferente do que imaginamos. Essa é a parte que eu mais gosto nesse tipo de história, o fato de quanto mais lemos mais achamos que já estamos experientes para adivinhar tudo antes, mas sempre somos surpreendidos no final.

A escrita de Richard Castle é fluida, apresenta humor e romance na medida exata, além de um suspense que percorre as páginas do livro. Para quem quer começar no mundo policial ele é uma ótima recomendação por ser leve, dinâmico, objetivo e criar o cenário perfeito para que o leitor comece sua própria caça às bruxas atrás do grande culpado.  

Comece agora a ser detetive

HEAT WAVE – Nikki Castle #1Heat-Wave-book-cover

Richard Castle

Ano: 2009

Páginas: 274

Editora: Hyperion Harper Collins 

Gênero: Romance Policial

Onde comprar: Amazon

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s